ADONHIRAM FÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O ESPELHO E O FOGO

Ir para baixo

O ESPELHO E O FOGO Empty O ESPELHO E O FOGO

Mensagem  José Maurício Lima Seg Fev 23, 2009 5:23 am

O ESPELHO E O FOGO

Antigas simbologias do espelho, enxergam-no como reflexo da pureza e da REALIDADE das coisas, transcendendo em muito a obra do TAOISMO “O Segredo da Flor de Ouro”, de autoria de Carl Jung e Richard Wilheim.
Lendas antigas do Xintoísmo, por exemplo, consideravam o espelho como algo mágico, igualzinho a nós pelo fato de nos refletirmos magicamente uns nos outros através do diálogo e pela troca de experiências, como se também fôssemos espelhos.

Por palavras e gestos, (toques) QUANDO SOLIDÁRIOS NUM IDEAL, intercambiamos valiosamente a consciência individual das coisas, do mundo e da vida, trocando conhecimento, dúvidas e certezas pessoais, QUANTAS VEZES APRENDIDAS DOLOSAMENTE e enriquecendo-nos muito mais uns aos outros interiormente.
O livro citado, conta que certa vez uma Imperatriz chinesa perguntou ao Mestre Fa Tsang se lhe poderia dar um exemplo simples e objetivo do Inter-relacionamento de todas as coisas da Criação Universal, assim como destas, com os seres viventes e também dos seres entre si.

O mestre aceitou a tarefa e colocou 8 ESPELHOS numa sala, dispondo-os em locais correspondentes aos dos Pontos Cardeais e Colaterais. Depois colocou mais um espelho no teto e outro no chão. Finalmente, suspendeu uma vela acesa no centro da sala, entre os espelhos.
A Imperatriz ficou deslumbrada com o efeito do reflexo da chama da vela em cada um dos espelhos, efeito que o Mest:. Fa Tsang descreveu com sendo SIMBOLICAMENTE, a luz de Deus refletida nas suas criaturas. Todavia, a Imperatriz perguntou como o Mest:. explicaria, a interação entre cada ser e os outros seres, e o Mest:. Respondeu que a demonstração apresentada ali, POR SER ESTÁTICA, apenas se aproximava daquilo que é a REALIDADE, não mostrando nem o movimento constante e multidimensional, nem a qualidade ilimitada do UNIVERSO. Mas chamou a atenção dela para observar melhor que cada espelho refletia, não apenas a chama da vela suspensa no centro da sala, mas também os reflexos DA MESMA CHAMA em todos os outros espelhos, acabando por conter cada um dos espelhos, um número infinito de reflexos da chama ÚNICA da UNIDADE.

Terminando, o Mest:. Fa Tsang tapou com um pano um dos espelhos, eliminando os múltiplos reflexos da luz da vela nos outros espelhos, demonstrando assim, o quanto qualquer uma das nossas ações neste mundo, vai alterar e interferir no TODO CÓSMICO, uma nas outras, os milhões de luzes individuais, cada uma iluminando e multiplicando fraterna e amorosamente nelas, a sua luz interior. Cada qual expandindo a sua personalidade-luz dotada de vivências e conhecimentos singulares, até mesmo de sentimentos únicos e imbuídas de desejos de unificações dos seus valores pessoais e de seus ideais. E emanando para os outros seres as elevadas vibrações devotadas à sua anônima busca do Mestre Interior, assim como seus ÍNTIMOS desejos de maior compreensão e sã provisão de Amor e de Paz.

A chama da vela tem um significado metafísico, MÍSTICO MESMO, considerando o Fogo como um dos quatro grandes princípios da Natureza, (água, terra, fogo, ar) definidos pelos filósofos pré-socráticos como SUBSTRATOS FUNDAMENTAIS DO UNIVERSO.
Mesmo pondo de lado a simbologia do LOGOS em Heraclito, que simboliza a Luz Maior; o Fogo é o grande dissipador da TREVA, analogamente afastando da nossa Mente, como “LUZ”, a ignorância e permitindo a SABEDORIA.

É, pois com esse Fogo e Luz simbólicos que o Homem adquire a PERCEPÇÃO mais autêntica de si mesmo (A QUINTESSÊNCIA), da importância da sua personalidade humana e da importância dos outros no seu processo de sobrevivência e de transformação pessoal para sua evolução. COM O FOGO, alcança também o significado mais profundo da CRIAÇÃO e da contínua transformação das coisas que lhe é inerente.

O FOGO TRANSMUTA A NATUREZA VIBRATÓRIA DA COISAS PELA COMBUSTÃO, e por isso sua luz significa TRANSFORMAÇÃO, mas ou menos consciente do que todos nós fazemos aqui para atingir a meta final da evolução, ou a busca da LUZ MAIOR.

Assim, cada um de nós É NECESSARIAMENTE APENAS UMA VELA! Com “LUZ” que se reflete nos outros, partilhando com eles, e deles recebendo também sua “LUZ”.
Se não tinhas pensados ainda nisso, caríssimo Ir:. é hora de fazer crescer a cada dia a tua chama para iluminar fraternalmente os que te cercam.

SEJA APENAS UMA VELA DISPONÍVEL AO SERVIÇO, mas torne tua “LUZ” sempre maior, para refletir de dentro de ti mesmo o GADU que guardas em teu coração e a perfeita réplica dele, que é você mesmo. Então, não só o sentirá dentro de ti com os outros o sentirão também. E, de alguma maneira, o mesmo GADU existente neles acabará por tocar em você também.

Fica mais ligado no Cerimonial da Incensação e do Fogo de sua Loja.

Este trabalho é basicamente, uma adaptação de um texto publicado no Livro “A Trajetória do Impensável”, vol I, da Ed. Drica DEL Nero, de autoria do FRC Vitor de Figueiredo, complementado com o Livro A dança dos Mestres Wu Li de Gary Zukav da Ece Editora.

José Maurício Lima

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos